Osteoporose em cães e gatos. Tudo o que você precisa saber

(1)

Osteoporose em cães e gatos. Tudo o que você precisa saber

A osteoporose em cães e gatos tem se tornado cada vez mais comum. O que faz com que seja interessante entender a doença, para que a família possa dar a melhor assistência possível aos animais de estimação.

Afinal, a osteoporose em cães e gatos é uma doença que debilita o animal. Portanto, é interessante adotar todas as medidas indicadas pelo médico veterinário para garantir que o pet tenha qualidade de vida apesar da doença.

O que é a Osteoporose?

A osteoporose é uma doença que acomete os ossos, ocasionando diminuição da densidade óssea. O que faz com que os ossos do corpo fiquem mais finos e porosos, enfraquecendo a saúde óssea.

Dessa forma, o cachorro ou gato que é diagnosticado com osteoporose fica mais suscetível a ter fraturas espontâneas. Ou seja, o animal está fazendo alguma atividade comum do dia, como brincar e sofrer uma fratura mesmo sem nenhuma pancada.

Assim como, fica mais suscetível a ter fraturas em caso de pulos e outras situações que são comuns no cotidiano do pet.

Quais os sintomas da osteoporose em cães e gatos?

É possível perceber que o cachorro ou gato começa a demonstrar dor ao andar, o que faz com que o animal fique mais tempo parado e evite muita agitação.

Além disso, o animal pode apresentar reações em caso de apalpação, o que faz com que a família comece a suspeitar da doença e procure ajuda profissional.

Todavia, é importante perceber que somente o veterinário poderá diagnosticar e orientar o tratamento, para que o pet tenha a qualidade de vida preservada.

Geralmente a osteoporose é uma doença que acomete cachorros e gatos idosos. O cuidado com a alimentação ao longo da vida, banhos de sol e atividade física são fatores que fazem com que o animal possa envelhecer de forma saudável.

Como é diagnosticada a osteoporose em cães e gatos?

A osteoporose em cães e gatos é diagnosticada a partir de exame de raio-X. Geralmente, a família relata sintomas, o profissional analisa a situação e encaminha para o exame.

Tendo em vista que, a imagem será usada para entender a gravidade do quadro, visando adotar as medidas mais adequadas para o tratamento de seu pet.

Portanto, é fundamental agendar a consulta com veterinário, para que o profissional possa avaliar o quadro geral e buscar um tratamento adequado que possa minimizar as dores do pet, bem como, contribuir para que o quadro não se agrave mais.

Como tratar a Osteoporose?

A osteoporose é uma doença que pode ser tratada de diferentes formas. Geralmente, o profissional implementa suplementos vitamínicos de cálcio, fósforo e vitamina D para que o cachorro possa ter mais qualidade de vida.

A regulação dos minerais no organismo faz com que a osteoporose pare de avançar, reduzindo o risco de que a doença avance. Justamente com o intuito de garantir que a doença não seja capaz de limitar a saúde e qualidade de vida do pet, principalmente na idade mais avançada.

Tratamento de osteoporose em cães e gatos em Sorocaba

Na Medt Clínica Veterinária em Sorocaba, somos completamente comprometidos com o cuidado integral de animais de estimação. Nossos veterinários especializados estão prontos para oferecer orientação personalizada, diagnosticar precocemente e proporcionar o tratamento adequado da osteoporose.

Entre em contato conosco, agende a consulta e tenha todo o suporte necessário para a proteção de seu amigo peludo! Conte com uma equipe dedicada e tenha o cuidado preventivo como principal mecanismo de proteção da saúde de seu pet.

Avalie essa postagem

Clique nas estrelas