Nefrologia Veterinária

A Nefrologia veterinária é uma especialidade da medicina veterinária dedicada ao estudo, diagnóstico e tratamento das doenças renais em animais.
Animais, assim como humanos, podem sofrer de uma variedade de doenças renais que podem ser causadas por fatores genéticos, infecções, envenenamento, ou doenças sistêmicas.

Os rins desempenham um papel vital no corpo, filtrando resíduos, equilibrando eletrólitos e mantendo o equilíbrio hídrico. Isso significa que os problemas renais podem afetar significativamente a saúde e a qualidade de vida dos animais de estimação.

Problemas mais comuns tratados pelo nefrologia veterinária

Nefrologistas veterinários lidam com uma variedade de problemas renais em animais, muitos dos quais são semelhantes aos encontrados em humanos.

Seu papel vai desde o diagnóstico preciso dessas condições até a administração de tratamentos, que podem incluir terapias medicamentosas, intervenções cirúrgicas, terapias de suporte, como fluidoterapia, e gerenciamento da dieta do animal.

Alguns dos problemas mais comuns tratados por nefrologistas veterinários incluem:

• Insuficiência renal (crônicas e agudas)
  • Cálculo renal (pedras nos rins)
  • Doença renal policística
  • Infecção urinária
  • Incontinência urinária
  • Doenças renais congênitas
nefrologia veterinária Sorocaba
clinica veterinaria para animais

Quando procurar nefrologista?

Procurar um nefrologista veterinário é essencial sempre que você observar qualquer sinal de problemas renais em seu animal de estimação.

Existem diversos sintomas associados a doenças renais ou urinárias, os mais comuns são:

• Vômitos e diarreia
  • Mau hálito
  • Dificuldade para urinar
  • Alterações na cor e frequência da urina
  • Retenção de líquidos
  • Histórico de problemas renais
  • Sangue na urina
  • Urina com odor e dor
  • Fraqueza e cansaço
  • Sede excessiva
  • Aumento no consumo de água