Doenças de pele em cachorro: conheça as 6 principais
A clínica veterinária costuma ser frequentemente acionada para tratar doenças de pele em cachorro. Saber reconhecer o problema e buscar ajuda é importantíssimo para evitar que a situação se agrave.
Uma vez que, doenças de pele em cachorro são complexas de tratar e costumam ser desconfortáveis para o pet. Nós trouxemos dicas e informações que vão te auxiliar a identificar problemas em seu pet.
O que são doenças de pele em cachorros?
As doenças de pele em cachorro são condições comuns, que vão desde simples irritações até problemas mais complexos como a sarna.
Em geral, os cuidados como banhos frequentes e uso de produtos adequados são essenciais para que o pet possa ter a saúde da pele restaurada.
Em muitos casos, o problema de pele se manifesta por uma alergia ao produto usado para o banho ou até mesmo por uma alergia alimentar. Portanto, o correto diagnóstico feito pelo dermatologista veterinário é fundamental para que o tratamento seja assertivo.
6 doenças de pele em cachorros mais comuns
Nós trouxemos as 6 principais doenças de pele em cachorros que são comuns e causam a procura de ajuda na clínica veterinária, confira:
1. Sarna
A doença de pele mais conhecida em cachorros é a sarna, que ocorre por uma infestação de ácaros parasitas. Portanto, é uma doença que infecciona a pele de seu cachorro, podendo ocasionar surgimento de feridas, coceira e queda de pelos.
2. Dermatite
A dermatite comumente está associada a reações alérgicas que podem ser as mais diversas: desde o sabonete usado no banho até o pólen no ambiente.
Em alguns casos a dermatite se dá por lambedura excessiva, que é comumente associada ao quadro de tédio ou estresse.
É importante fazer o diagnóstico assertivo, para que o pet tenha o cuidado adequado, visando restaurar sua pele.
3. Fungos
A dermatofitose é uma doença de pele causada por infecção fúngica, que comumente conhecemos como micose. A doença causa manchas circulares na pele e também gera queda de pelos em seu pet. O tratamento é feito com antifúngicos.
4. Piodermite
É uma doença muito comum, que ocorre quando há complicações de outras doenças de pele. Por isso mesmo, pode ocasionar feridas, coceira, pústulas, cheiro ruim e perda de pelos. Diante disso, o pet precisará fazer uso de antibióticos, para que o tratamento seja assertivo.
5. Seborreia
A seborreia é parecida com o que acontece com os humanos, aparecendo um aspecto de caspa na pele de seu cachorro.
Em alguns casos, o pet pode ter coceira, cheiro ruim e vermelhidão na região. É comum ocorrer em dobras, próximo da base da causa e no dorso.
Geralmente são necessários ajustes na alimentação para que a seborreia seja tratada com a eficiência desejada.
6. Alopecia
Trata-se de uma doença que causa descamação da pele e queda dos pelos de seu pet. Por isso, o início da pelagem fica falhada. É comum que a alopecia se desenvolva após quadros de:
- Sarna
- Fungo
- Alergia
- Parasitas
- Infecções bacterianas.
A doença tem tratamento, para evitar principalmente que a alopecia avance deixando seu pet sem pelos.
Como tratar as doenças de pele em cachorro?
Cada doença requer uma intervenção. O indicado é que o tutor tenha o cuidado de analisar alterações que o pet está apresentando e anotar tudo, para relatar ao veterinário.
Na consulta o profissional fará uma análise do relato, examinará o pet e poderá pedir exames complementares, para que feche o diagnóstico e possa iniciar o tratamento específico.
Conclusão
É importante ter uma clínica veterinária de sua confiança para levar seu pet regularmente, com o intuito de fazer consultas veterinárias regulares, para check-up de seu pet. E caso alguma doença se manifeste, é importante levar o animal para uma avaliação o quanto antes, visando iniciar o tratamento.
Avalie essa postagem
Clique nas estrelas
Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1
Ainda sem votos: