Hipertireoidismo em cães: tudo o que você precisa saber
O hipertireoidismo em cães está se tornando cada vez mais comum e precisa de tratamento adequado. Tendo em vista que, é uma alteração importante e que impacta a qualidade de vida de seu cachorro.
Por isso mesmo, nós trouxemos mais informações que vão te ajudar a compreender a questão e tratar da melhor maneira possível.
O que é o hipertireoidismo em cães
Trata-se de uma doença comum em gatos e que está se tornando comum em cães, que altera a quantidade de hormônios T3 e T4 no organismo do animal.
Essa é uma alteração endócrina importante, que impacta significativamente a saúde de seu cachorro. O ideal é descobrir a condição rapidamente para evitar que a vida de seu pet seja encurtada.
Afinal, alterações de T3 e T4 podem desencadear problemas cardíacos quando o tratamento correto demora a ser iniciado.
Sintomas de hipertireoidismo nos cães
Alguns sinais podem se apresentar, mas não é obrigatório que eles se manifestem, como é o caso de:
- Aumento do apetite;
- Vômito;
- Diarreia;
- Perda de peso;
- Hiperatividade;
- Irritabilidade;
- Aumento do volume de fezes;
- Micção excessiva.
É possível que o animal não apresente nenhum sintoma ou apresente alguns dos sintomas anteriormente citados.
Cada animal manifesta a doença de uma forma e o ideal é que o tutor esteja sempre atento, para que possa procurar ajuda profissional caso identifique uma alteração comportamental importante de seu pet.
O que causa alteração de tireoide em cachorro?
Existem várias alterações que podem desencadear problemas de tireoide no cachorro. Como é o caso de ser uma disfunção autoimune, que é algo que já nasce com o pet e se desenvolve ao longo da vida.
Geralmente, os anticorpos do cachorro destroem o próprio tecido da tireoide, fazendo com que os hormônios da glândula deixem de ser produzidos naturalmente.
Em outros casos, mais raros, o cachorro tem uma deficiência na produção dos hormônios de sua tireoide, seja o T3 ou T4.
Assim como também é possível e mais difícil de diagnosticar, que o cachorro tenha uma deficiência na produção de iodo, o que dificulta a síntese de seus hormônios da tireoide.
Como saber se o cachorro tem hipotireoidismo?
O primeiro passo é observar o comportamento de seu cachorro, com o intuito de identificar se ele apresenta alguma alteração.
Caso identifique comportamento fora do habitual, é útil conversar com o seu veterinário de confiança ou um veterinário endocrinologista, para que o profissional possa fazer testes como a análise física, teste laboratorial e outros exames pertinentes.
A partir de então, o profissional poderá diagnosticar qualquer eventual alteração em seu cachorro, contribuindo para que possa iniciar o tratamento de acordo com a alteração que foi diagnosticada.
Ter um profissional confiável que acompanha a saúde de seu pet faz toda a diferença, para que possa ter os cuidados mais apropriados para que seu cachorro tenha uma vida longa e saudável.
Afinal, é necessário investir em exames, alimentação adequada, medicação caso o pet apresenta alterações de saúde e tudo isso contribui para que o animal possa ter qualidade de vida.
O tratamento é simples
A boa notícia é que o tratamento para hipotiroidismo em cães é bastante simples, com reposição hormonal que o veterinário irá orientar.
É preciso administrar o remédio via oral diariamente, para que o cachorro possa ter a regulação hormonal necessária para seu bem-estar.
Caso suspeite de qualquer alteração de saúde de seu pet, não hesite em procurar ajuda! Ter um veterinário de confiança faz toda a diferença para que seu cachorro tenha saúde e bem-estar. Agende uma consulta conosco e garanta o bem-estar de seu melhor amigo. Afinal, a saúde não pode esperar.
Avalie essa postagem
Clique nas estrelas
Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1
Ainda sem votos: